>> Notícias >> Alerta

Cuidado: Selfie ao volante, perigo constante

Cada selfie e capaz de tirar sua atenção por 14 segundos.


Jornal do Consórcio, Santos - Publicado em 28/08/2014
0 comentarios Compartilhar

 

Hoje em dia, quem não gosta de tirar uma selfie? Seja ela com os amigos ou sozinho, sempre se quer registrar os seus melhores momentos. Porém, algumas pessoas vão um pouco além e acabam tirando a famosa foto ao volante, e aí o perigo pode aparecer. Um a cada quatro jovens na Europa fazem ou já fizeram uma foto enquanto dirigia, por esse motivo foi feita uma pesquisa no continente para saber mais sobre como os motoristas estão fazendo uso do celular. O objetivo foi para desenvolver formas de conexão segura no veículo, como o sistema SYNC de comando de voz para receber ligações. Uma das maiores causas de morte de adolescentes, são por acidentes de carro, isso foi o que motivou a pesquisa e a criação de um programa educativo para esse público.


"De jogadores de futebol a presidentes, quase todo mundo parece ter entrado na moda do selfie. Para muitos jovens, isso se tornou parte do cotidiano, mas é a última coisa que se deve fazer na direção de um carro", diz Jim Graham, gerente do programa de educação no trânsito. Uma pesquisa com 7 mil usuários de celulares com a idade entre 18 e 24 anos, também deixou claro que a maioria além de tirar fotos, acessa as redes sociais pelo celular enquanto dirige. Segundo a pesquisa, os homens são mais propensos a correr riscos e ignoram esse tipo de perigo.


Registros apontam que em 2014 o maior indice de acidentes com ferimentos e até mortes, foram as que os motoristas relataram ter feito uma selfie pouco antes, e após o sucesso das fotos digirindo entrar no gosto de todos, surgiu a hastag #drivingselfie. A pesquisa revela que uma selfie ao volante pode demorar até 14 segundos, visualizar as redes sociais 20 segundos (o que em um carro a 100km/h equivale a percorrer uma distância de 5 estádios de futebol). Uma outra pesquisa, realizada pela NHTSA, orgão de segurança das estradas do EUA, mostrou que arrumar o cabelo usando o retrovisor pode tirar a atenção do motorista por até 4 segundos e digitar no celular leva 7 segundos.

Viu como você pode estar correndo perigo, apenas em tirar uma foto? Quando for dirigir, não tire selfie, deixe para quando chegar ao seu destino e aproveite muito mais estando em segurança.

 

Fonte: Jornal Motor



Notícias Anteriores

PRIMEIRA PÁGINA:
Você sabia que pode utilizar o...
Conheça o Novo Site da...
Consórcios fecham semestre em...
Consumidor já mira Copa na...
Comprar por consórcio pode render...

FAÇA SEU COMENTÁRIO
Concordo com os termos de uso


Tópicos
Investimento
Investimento
Pesquisa mostra dificuldade dos brasileiros no acesso ao crédito
Economia
Lançamentos
Economia
Levantamento mostra diversificação no uso do consórcios de imóveis
Lançamentos
Toyota lança nova versão da picape Hilux com motor flex


Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas.